sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Pomba d'Ouro

Continuando a saga das reviews vamos falar do Pomba d’Ouro. Este café/geladaria/restaurante apresenta uma fachada bastante normal. Arriscava-me até a chamar-lhe a típica casa de jantares universitários. Apesar de encontrarmos os elementos clássicos de destruição, encontramos algo que é raro ver em casas do tipo, alguma qualidade.

Mal entramos é-nos indicado o caminho para a sala de fundos. Desde logo reparamos que não ia ser nada fácil, tendo em conta que os elementos para um ambiente de guerra estavam todos lá. Em cima da mesa já se encontravam canecas de branco, tinto e sangria, que mais tarde se juntou uma quantidade de comida que chega para matar a fome a um pequeno exército.

Das entradas pouco se pode falar, havendo apenas um destaque especial para o paté de atum e as clássicas tostinhas, que são o elemento perfeito para forrar o estômago para a quantidade massiva de vinho que vai ser ingerida nas próximas horas.

A comida, “ui mosssss” a comida. Não são apresentados nem um, nem dois, mas quatro (!) pratos diferentes. Temos um arrozinho de pato saído do forno da avozinha, um arroz de marisco sobre o qual não posso opinar devido à minha aversão a tudo o que venha do mar, uma vitela muito caseirinha com umas senhoras batatas, e os rojões que deus não quis comer.

Obviamente que já deu para perceber que o arroz de pato foi a figura da noite, sendo claramente a primeira baixa (sim, porque das vezes que fomos a este restaurante houve baixas, mas isso é outra história). A partir do momento em que as quatro travessas de barro foram pousadas na mesa, entramos em estado de guerra. Nunca vi ninguém a atirar-se ao último pedaço de chouriça do arroz de pato daquela maneira, porque houveram uns senhores que tiraram 3 ou 4 pedaços por cada prato, ou então a luta pelas ultimas batatas da vitela que diga-se de passagem que estavam categoria.

Falemos da panóplia de bebidas alcoólicas que foram consumidas nesta noite fatídica que acabou no jardim do castelo de Leça com um senhor a rebolar na relva. Vinhos que nem lembram ao diabo, de qualidade tão duvidosa como a do vinho das arábias, mas olhem, vale tudo. Penso que foi uma decisão mútua, a sangria era para bebés. Era tanto para bebés que o Tiago fez o favor de fazer a mistura com o vinho tinto, apenas para ficar mais interessante (recomendo esta atitude a todos que forem lá no futuro).

Chegamos a um dos protagonistas da noite, o Whisky. Depois daquele caos todo eis que nos pousam uma garrafa de Cutty Stark novo na mesa. “Bebe bisgas, bebe miúdo”, já dizia o Tiago convicto que a noite ia acabar bem. Como estávamos enganados, até porque um amigo de longa data, o Raúl, se veio a juntar mais tarde à festa.

Este grande manjar dos deuses ficou apenas por 12€, com direito a comida e bebida à descrição, e ao já referido whisky no fim.

E assim acaba a terceira review deste blog, fiquem atentos pois o nosso roteiro gastronómico ainda agora começou.

Informações:
Tel: 229010267
Coordenadas segundo o Google Earth: 41º 11'10.94'' N 8º36'46.23'' O (sou mesmo prestável)

Frases da noite:
“Deixa-o beber, ele está fixe”
“Oh moss, sujei o chão todo a encher a garrafa com sangria”
“Ai, o que o álcool faz”, “ui, ele está a cantar ahahaha”

8 comentários:

Lorenzo Van Matterhorn disse...

Ricardo, o senhor palavrão...embora censurado haha o pomba douro é tão lindo e chegas ao fim e o sopas ta bebado..

tiagolessa disse...

eu avisei que o bisgas ia quinar! ele tava a beber whisky como se fosse suminho de maçã... já tou com saudades do pomba d'ouro! epah, pá próxima têm de vir 20 pessoas no mínimo, para virem 2 garrafas de whisky! ahah

Anônimo disse...

O pomba douro é sem duvida um local que promete sempre....
Estou dentro pra proxima ida...
gosto sempre de vos ver cair...ahah!e sem duvida a comidinha da avo juntamente com toda a quantidade indiscritivel de alcool disponibilizado é um motivo para quem nunca lá foi render-se e finalmente la ir experimentar!
bravissimo blog!
estou fã

Anônimo disse...

um individuo que la jantou comigo, acabou o whisky a fazer malabarismo com 3, sim TRES pedras de gelo com um cesto na cabeça e um pão integral na boca

makane disse...

Voces têm que entender que o Bisgas aka Sopas, so tava a tentar afogar o piloro LOL
Temos que voltar a lá ir sem qualquer duvida...e temos que dar graças á Pepax porque foi ela que me indicou esta bela casa.

Anônimo disse...

Ja adquiri o Pomba douro e a sua alta qualidade de vinhos, tanto o verde como o tinto. Posso comprovar q a sangria é para meninos e que realmente se faz a festa neste recinto. Aconselho jantaradas quando a ideia é perder a cabeça e beber como loucos e aproveito para dizer q tem altas condiçoes para as estafetas q volta e meia acontecem na casa de banho...

Lorenzo Van Matterhorn disse...

eu faço a estafeta com o nitron ahahaha

Anônimo disse...

eu aconselho vivamet, sempre que lá vou sou uma pessoa feliz, já o mesmo nao posso dizer dos donos cada x qe la entramos haha

o Zeek só queria beber como um miudo de 10 ans:D

*